Afinal, a doença da tireoide engorda?

AFINAL, A DOENÇA DA TIREOIDE ENGORDA?
Afinal, a doença da tireoide engorda?

A glândula tireóide fica localizada na parte anterior do pescoço, e comanda boa parte do nosso metabolismo através da secreção dos seus hormônios.

Quando ela está funcionando mais "lentamente", e produzindo menor quantidade do hormônio da tireóide, podemos nos sentir mais cansados, sonolentos, com dificuldade de concentração, apresentar queda de cabelo e unhas mais frágeis, inchaço nas pernas, entre outros sintomas.

Principalmente nas mulheres - até porque é uma doença mais comum no sexo feminino - uma queixa frequente é que "quem tem hipotireoidismo engorda".

Na verdade, a doença, além de deixar o metabolismo mais lento, ainda causa retenção de líquidos e inchaço, e isso sim pode levar indiretamente ao ganho de peso.

De qualquer maneira, sempre que há aumento ponderal injustificado, sem alterações na rotina do paciente, a investigação da função tireoidiana é realizada, para afastar a possibilidade de alteração.

O tratamento é feito através da reposição do hormônio da tireóide, e uma vez que a doença esteja controlada, deve ser mantido.

A avaliação periódica da dose é realizada por exames de laboratório.