Andropausa: é isso mesmo?

ANDROPAUSA: É ISSO MESMO?
Andropausa: é isso mesmo?

Com o passar da idade, sabemos que a produção de testosterona pelo homem diminui, fato que as pessoas costumam chamar de andropausa.

O termo, embora utilizado largamente, não é muito preciso, já que o que ocorre é uma diminuição da produção hormonal e não uma parada, diferentemente do que ocorre com as mulheres na menopausa.

Os sintomas mais comuns são diminuição da libido, perda de massa muscular, diminuição do tamanho dos testículos, diminuição de pelos, cansaço, para citar os mais comuns.

O diagnóstico é feito através da dosagem laboratorial da testosterona , a qual, se estiver diminuída deve ser confirmada em uma segunda dosagem , para confirmação.

Além disso, também é necessário descartar outras condições que podem estar associadas com os mesmos sintomas : obesidade, diabetes, doenças urologicas, entre outras.

Uma vez confirmada a deficiência de testosterona e descartadas ou solucionadas/compensadas causas associadas, pode-se pensar na reposição hormonal.

Antes do início do tratamento, no entanto, é mandatorio avaliar contra indicações para o uso desse hormônio: neoplasia de próstata, PSA aumentado, problemas hepáticos, hematocrito alto, entre outros.