As novidades no tratamento medicamentoso do DM

AS NOVIDADES NO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DO DM
As novidades no tratamento medicamentoso do DM

Atualmente contamos com inúmeras opções de tratamento para o diabetes, começando com mudanças no estilo de vida, que sem dúvida é a estratégia inicial e mais importante em qualquer paciente diabético.

Recentemente foram disponibilizados novos medicamentos, que além de diminuir os índices glicêmicos, ainda trazem outros benefícios, sem dúvida muito bem-vindos, já que tratam também outras condições associadas muito comuns em diabéticos, como obesidade e doenças cardiovasculares.

Entre eles, podemos citar os análogos do GLP1, como a liraglutida (Victoza®, Saxenda®) e a semaglutida (Ozempic®), que além de diminuir a glicose também aumentam a saciedade.

O primeiro já foi liberado pela Anvisa como tratamento para a obesidade, enquanto o segundo ainda aguarda essa liberação, embora estudos preliminares mostrem um efeito muito promissor na perda de peso.

Outra classe de medicamentos também bastante utilizados são os inibidores do cotransportador sódio-glicose do tipo 2, como a empagliflozina (Jardiance®) e a dapagliflozina (Forxiga®).

Este último foi recentemente disponibilizado para a rede pública, aumentando as possibilidades de utilização, já que são medicamentos com um custo ainda alto.

Essa classe, de modo geral, além do beneficio de diminuição da glicemia, também tem efeito na perda de peso, diminuem as internações por insuficiência cardíaca – ou seja, teria indicação em pacientes diabéticos com excesso de peso e doença cardiovascular associada.

Apesar de auxiliarem na perda de peso, não devem ser utilizados apenas para esse fim em pacientes não diabéticos.

O endocrinologista é o profissional mais habilitado para decidir qual, entre tantas novas possibilidades, seria o medicamento mais adequado para o seu caso, considerando todas as variáveis presentes.