Diabetes gestacional

DIABETES GESTACIONAL
Diabetes gestacional

A dosagem da glicemia faz parte da rotina de exames do pré natal. Se em algum momento esses valores estiverem alterados ( glicemia de jejum acima de 95, glicemia pós prandial acima de 140 ou glicemia 2hrs pós prandial acima de 120) faz-se o diagnóstico de diabetes gestacional.

Feito o diagnóstico, inicialmente orientamos a dieta. Se após 2 semanas do tratamento dietético os níveis de glicose permanecerem aumentados, deve ser iniciado o tratamento medicamentoso.

A primeira escolha é a insulina, por seus efeitos já comprovados e porque é a substância que menos atravessa a placenta.

A metformina pode ser usada na gestação a partir do segundo trimestre e é classificada como medicação classe B pela ANVISA.

Sabemos que mulheres que tiveram diabetes gestacional tem um risco aumentado de desenvolver diabetes mellitus no futuro, sendo indicado portanto um controle laboratorial após o parto.

Em relação ao bebê, quando recebe grandes quantidades de glicose, pode acabar nascendo acima do peso, o que pode complicar o trabalho de parto e aumentar o seu risco de obesidade na vida adulta.