Fiz um ultrassom e apareceu um nódulo na tireoide: e agora?

FIZ UM ULTRASSOM E APARECEU UM NÓDULO NA TIREOIDE: E AGORA?
Fiz um ultrassom e apareceu um nódulo na tireoide: e agora?

Os nódulos na região cervical, tanto na tireoide quanto em outras estruturas do pescoço, são comuns como achado incidental ao realizar exames de imagem para diagnóstico de outras condições.

Quando isso acontece, é indicada a consulta com o endocrinologista para definir qual a conduta a ser tomada.

A maioria absoluta dos nódulos de tireoide são benignos, mas para ter certeza do diagnóstico muitas vezes é necessária a realização de um exame complementar chamado Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF). Esse exame é indicado através da analise de critérios ecográficos e clínicos, que definem a chance de malignidade da lesão. Via de regra, todos os nódulos com tamanho acima de 1cm devem ser puncionados, mas deve-se levar em consideração também as outras características do mesmo.

Mesmo nos casos em que não se indica a PAAF, as lesões devem ser acompanhadas com ecografias seriadas, para avaliação de suas modificações. Quando realizada a biopsia, a conduta varia entre o acompanhamento ecográfico e a cirurgia, passando pela analise de marcadores moleculares em caso de duvida, ou repetição da PAAF em casos inconclusivos (que são cerca de 30% do total).

Outro ponto importante é a realização da ecografia em serviços que contem com ecografistas experientes nessas lesões, já que quanto melhor descrita a ecografia, mais precisa será a indicação da conduta pelo endocrinologista.