Tratamento do hipotireoidismo: detalhes que fazem a diferença

TRATAMENTO DO HIPOTIREOIDISMO: DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA
Tratamento do hipotireoidismo: detalhes que fazem a diferença

O hipotireoidismo é uma doença causada por deficiência do hormônio produzido na tireoide. A causa mais frequente é uma doença auto-imune chamada Tireoidite de Hashimoto, e o tratamento é realizado com a reposição de levotiroxina.

A levotiroxina deve ser ingerida em jejum, pelo menos 40 minutos antes do café da manhã, e distante de outros medicamentos. A absorção da levotiroxina é variável, girando em torno de 50% a 80% das doses administradas.

Esta variação de absorção é dependente de vários fatores, tais como: veículos utilizados em sua preparação, conteúdo intestinal, flora intestinal e fatores dietéticos. Por esse motivo, também é importante escolher uma marca comercial e manter sempre a mesma.

A terapia com levotiroxina deve ser monitorada medindo os níveis de TSH e T4 livre, 6 a 8 semanas após cada ajuste da dose. Após atingir níveis normais de TSH, o intervalo de acompanhamento pode ser aumentado para 6 meses e depois anualmente.

Em algumas situações os exames devem ser realizados com mais frequência: gravidez, grandes variações de peso, doenças intercorrentes, uso concomitante de outras medicações. Apesar de mais espaçado, o monitoramento dos níveis hormonais deve ser feito por toda a vida.